Oração é simplesmente falar com Deus.
Podemos fazê-lo a qualquer momento das nossas vidas, não apenas quando estivermos alegres ou a sofrer. De facto, também devemos usar a oração para agradeçar a Deus por tudo o que Ele tem feito nas nossas vidas.
Muitas pessoas oram ao acaso, sem regra. Falam algumas palavras rápidas pela manhã, depois despedem-se de Deus para o resto do dia. À noite, sonolentos, esforçam-se para lhe fazer alguns pedidos. Não foi este o exemplo de oração que Jesus nos deu.
Isto não significa que devemos estar ajoelhados todos os minutos do dia, mas que devemos ter sempre uma atitude de oração – reconhecer a nossa dependência de Deus, obedecer-Lhe e falar com Ele ao longo do dia. A oração não deve ser a nossa última tentativa; devemos começar cada dia com esta oferta a Deus.
Como é que pode aprender a orar? Primeiro devemos aprender por que razão é possível orar.
Uma barreira criada pelos nossos pecados. O pecado separa-nos de Deus, e por causa disso, não temos direito de ir até Ele. Mas Jesus, através da Sua morte na cruz, pagou o castigo dos nossos pecados, e removeu essa barreira.
Quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo, a Bíblia diz: “Aproximemo-nos, pois, com toda a confiança, do trono da graça e assim conseguiremos alcançar misericórdia e graça e encontrar ajuda no momento próprio” (Hebreus 4:16). Se ainda não o fez, peça a Jesus para entrar na sua vida hoje mesmo.
A Bíblia diz: “A confiança que temos em Deus consiste nisto: se lhe pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele atende-nos” (1 João 5:14). Mesmo que de início lhe pareça que Deus não está a responder às suas orações, não pare de orar.
Às vezes, Deus já respondeu às nossas orações sem nos apercebermos; É com se Ele estivesse a dizer-te “Não”, ou “Espera.” A verdade é que achamos que sabemos o que é o melhor para nós, mas Deus tem uma perspetiva maior e melhor que a nossa, e às vezes, de forma amorosa, Ele recusa dar-nos o que pedimos, porque Ele sabe que não está de acordo com o Seu plano perfeito.
Até mesmo pelos nossos inimigos – assim como pelos nossos líderes. Quando oramos por eles, devemos ter fé que as nossas orações serão respondidas, mas ao mesmo tempo, lembrar-nos de buscar a vontade de Deus.
A Bíblia diz: “Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento” (Tiago 1:5-6).
Dê-Lhe toda a sua atenção.
Talvez tenha o hábito de orar na igreja, um com um grupo de amigos, ou no trabalho. No entanto, às vezes é mais fácil orar e ouvir a Deus em silêncio. O próprio Deus disse: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46:10). Não importa onde oramos; lembre-se: a eficácia da oração é comprovada pelos testemunhos pessoais, pela história da igreja, e pela própria Bíblia.