As pessoas costumam perguntar: “Tenho de ir à igreja se já sou salvo? Porquê?”
A Bíblia encoraja os crentes – tanto os mais novos, como os mais velhos – a “progredir na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18). O primeiro passo neste processo é envolver-se ativamente numa igreja local.
Todos os cristãos são membros do Corpo de Cristo. De facto, a igreja não é apenas um edifício, mas um grupo de pessoas que seguem Jesus como seu Salvador. É da vontade de Deus que os cristãos se reúnam como um corpo espiritual a nível local, o que têm feito já há quase 2000 anos. Várias cartas do Novo Testamento foram escritas a grupos de crentes locais em diversas partes do Império Romano.
Existem quatro razões principais porque precisamos da igreja:
Sermos contados entre os seguidores de Jesus, reunirmos e permanecermos firmes na fé. A interação com outros crentes constrói amizades e proporciona estabilidade espiritual. O escritor de Hebreus 10:25 avisou os seguidores de Jesus do primeiro século: “E não faltemos às nossas reuniões. Alguns têm por hábito faltar. Pelo contrário, animem-se uns aos outros cada vez mais, pois sabem que se vai aproximando o dia da vinda do Senhor.”
Nunca é demais salientar a importância da comunhão na igreja. Há algo único na comunhão entre os crentes na igreja local, e que não se pode encontrar em nenhum outro lugar. Quando uma brasa sai da fogueira, esfria rapidamente. O mesmo princípio é verdadeiro no sentido espiritual. Negligenciar a comunhão na igreja é desistir de encorajar e ajudar outros cristãos. Nós reunimo-nos para partilhar a nossa fé, e fortalecer-nos uns aos outros no Senhor.
Nada se compara à obra do Espírito Santo numa mente e num coração cristão quando cantamos hinos e músicas de louvor, lemos publicamente as Escrituras, oramos, e é ensinada a Palavra de Deus.
O ensino de acordo com as verdades bíblicas convence-nos a fazer o que está certo, e ajuda-nos a sermos responsáveis pelos nossos irmãos cristãos em amor.
O evangelista Billy Graham escreveu certa vez: “Escolheria uma igreja que abre os seus braços a todos os que têm uma necessidade espiritual, independentemente da sua posição social ou raça; uma igreja que se preocupa com os pecados sociais da comunidade, que tenha uma visão missionária e um espírito que colabore com qualquer esforço importante para levar Cristo ao mundo. Também escolheria uma igreja que merece as dádivas financeiras que recebe, e onde os meus talentos e capacidades pudessem ser espontaneamente usados para a glória de Deus.” Enquanto procuramos uma igreja como esta, vamos ter a oportunidade de ajudar os outros. As nossas vidas serão um testemunho do amor de Jesus (Mateus 5:16).
O QUE DEVEMOS PROCURAR NUMA IGREJA?